terça-feira, 25 de janeiro de 2011

MENSAGEM BÍBLICA

PROTEÇÃO CONTÍNUA
*Pr. Edivaldo Rocha
Você já parou para pensar sobre o que Deus pode fazer na vida daquele que o busca com todo o coração? É fato que muitos só param para pensar nisto quando estão passando por situações em que uma intervenção do divino é extremamente necessária. Pensar em Deus só nos momentos de aflição é o mesmo que pensar no extintor de incêndio na hora do fogo. Se o construtor de um edifício não pensar em medidas preventivas com antecedência, no dia de um incêndio, por exemplo, não se encontrará os extintores. Mas há uma grande diferença entre Deus e os extintores ou qualquer outro material de prevenção de acidentes. Esses materiais só estarão disponíveis se nós o colocarmos nos seus devidos lugares.
Nós com certeza acharemos o Senhor nos momentos de angústias se um dia o guardamos dentro de nossos corações. A diferença entre Deus e esses materiais de prevenção de acidentes é que eles só estarão lá se nós os colocarmos com antecedência, Deus não. Mesmo que Deus não esteja no local devido, nos momentos de angústias ele vem ao nosso encontro. Talvez seja por contemplar isso que o profeta Jeremias disse “Ó SENHOR, fortaleza minha, e força minha, e refúgio meu no dia da angústia!” (Jr 16:9).
O Salmo 116:8 fala de um Deus que quando habita na vida de uma pessoa, ele faz transformações. E não só isso. Ele se antecipa aos infortúnios e livra aqueles que o temem.
Acompanhem passo a passo o que diz o verso 8 do salmo 116.
1- “Pois livraste da morte a minha alma”
Romanos 6:23 diz que o “salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna”. Esse verso fala do fim que o pecado proporciona para nós que o herdamos. O fim é a morte. Contudo o cuidado de Deus é tão maravilhoso que ele nos deu alguém que venceu a morte: o seu nome é Jesus. E todos aqueles que seguem a Jesus podem ter a certeza que a morte será vencida, pois em Jesus, Deus livrou a nossa alma da morte, mediante a sua graça, por que pela graça somos salvos.
2- “das lágrimas, os meus olhos”
O que é que nos faz chorar? O que te faz chorar? É o marido? A esposa? O filho (a)? As contas? O desemprego? A doença? Quantas lágrimas não caem no chão da igreja? Quantas lágrimas não correm pelos rostos quando estamos trancados em nosso quarto. Mas mesmo assim muitas lágrimas deixam de cair, por que Deus livra nossos olhos delas. E para aquelas que ainda teimam em rolar por nossos rostos ele nos deixou a promessa: “ele enxugará dos olhos toda a lágrima (Ap 22:7).
Eu acredito que Deus manda seus anjos montarem guarda a nossa volta e por conta disso, males que estavam para nos sobrevir são impedidos no meio do caminho: essa ação eu costumo chamar de livramento invisível. Ou seja, são aqueles livramentos que nem nos damos conta que ocorreram. Entretanto, nem por isso eles deixaram de acontecer. E por que Deus nos livra, mesmo sem nos demos conta? Para livrar os olhos das lágrimas. Para que a tristeza e o sofrimento não abalem a nossa fé.
3- “da queda, os meus pés
A palavra “queda” deve ser entendida nesse contexto como fracassar, errar, falhar diante dos homens e diante também de Deus. O salmo 119:105 diz “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.” Lâmpada para os pés é ter a certeza de trilhar caminhos iluminados, mesmo que não sejam aplainados. Deus ilumina nosso caminho para livrar nossos pés da queda, por que são os nossos pés que nos mantém em pé, para encararmos todos os desafios que a vida nos impõe.
Em suma o cuidado do Senhor sobre nossas vidas é a garantia de proteção 24 horas por dia, sete dias por semana. E para dispor disso, basta que o busquemos com toda a nossa força e de toda a nossa alma. Esforcemo-nos por invocar o nome do Senhor enquanto é tempo e quando chegar o dia mal, o dia da provação estaremos seguros, pois o Senhor "livrou da morte a nossa alma, das lágrimas, os nossos olhos, da queda, os nossos pés”. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário