domingo, 16 de dezembro de 2018

DISCIPULADO - NOVOS CONVERTIDOS 5/10


AULA 5
ESPÍRITO SANTO, O NOSSO CONSOLADOR
Pr. Edivaldo Rocha
“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”.João 14:26

INTRODUÇÃO:

Pai, Filho e Espírito. Essa é a tríplice apresentação de Deus. Cremos em um Deus que se revela nas três pessoas da Trindade.
Hoje estudaremos sobre essa terceira pessoa da Trindade, o Espírito Santo.
Para introduzir nossa reflexão, meditaremos na letra deste hino:

1 – A PROMESSA DO ESPÍRITO SANTO
Joel 2:28-29 é uma das passagens mais significativas acerca da promessa do Espírito Santo:
"E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões. Até sobre os servos e as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias.”
O cumprimento dessa profecia é reconhecido no livro dos Atos dos Apóstolos quando na ocasião da Festa do Pentecostes, o Espírito de Deus é derramado sobre os cristãos que ali estavam. Leia Atos 2:1-21 e veja como o apóstolo Pedro reconhece que aquele evento da parte de Deus era o cumprimento da profecia de Joel destacada acima.
2 – O ESPÍRITO SANTO NO CRENTE
Há algumas denominações que acreditam que o Espírito Santo se faz presente na vida do crente se este cristão falar em línguas, porém, a Bíblia mostra que recebemos o Espírito Santo na medida em que entregamos nossas vidas a Cristo Jesus.
Outro termo que é bem distorcido no meio cristão diz repeito ao batismo no Espírito. Veja uma explanação muito coerente sobre o assunto[1]:
O batismo no Espírito Santo pode ter dois significados diferentes, dependendo do contexto: a conversão, quando o Espírito Santo entra na vida da pessoa; ou uma experiência poderosa com o Espírito Santo. Essas duas situações podem acontecer ao mesmo tempo ou em momentos distintos.

Na conversão

A Bíblia diz que quando uma pessoa se arrepende e aceita Jesus como seu salvador essa pessoa recebe o Espírito Santo. É o Espírito Santo que nos une a Deus. Nesse primeiro sentido, todos os salvos são batizados no Espírito Santo (1 Coríntios 12:13).
Alguns resultados de receber o Espírito Santo na conversão são:
·       Certeza da salvação – o Espírito Santo nos convence que somos filhos de Deus e que fomos perdoados – Romanos 8:16
·       Entendimento – através do Espírito Santo, entendemos realidades espirituais e as palavras da Bíblia ganham sentido – 1 Coríntios 2:12,13
·       União com a igreja – ficamos unidos pelo Espírito Santo a todas as outras pessoas no mundo que aceitaram Jesus como salvador

Cheio do Espírito Santo

A Bíblia também fala sobre se encher do Espírito Santo. Efésios 5:18 diz que ficar cheio do Espírito Santo é melhor que ficar cheio de vinho! Nesse segundo sentido, o batismo no Espírito Santo é uma experiência especial que o crente pode ter com Deus.
Quando uma pessoa fica cheia do Espírito Santo, pode ter vários efeitos:
·       Coragem – o crente perde a timidez, porque está completamente focado em Deus, não nas opiniões de outras pessoas – Atos 4:31
·       Capacitação – o Espírito Santo dá novas capacidades ao crente para ajudar no seu crescimento espiritual, na evangelização ou no crescimento da igreja; o crente poderá receber dons espirituais – Atos 19:6
·       Revelação – essa experiência poderá ajudar o crente a encontrar a resposta para uma dúvida, ou uma indicação do que deve fazer, ou um novo significado de uma palavra da Bíblia para sua vida
·       Dedicação – por causa dessa experiência, o crente pode sentir mais vontade de conhecer a Deus e se dedicar mais ao trabalho de Deus
Atenção! Nem todos que são batizados no Espírito Santo falam em línguas, ou profetizam, ou fazem milagres. Essas são apenas algumas coisas que podem acontecer. Ser batizado no Espírito Santo também não torna você “mais espiritual” que outros crentes.
3 – O PAPEL DO ESPÍRITO SANTO NA OBRA REDENTIVA DE DEUS
Algumas passagens bíblicas destacam a missão redentiva de Deus intermediada pelo seu Espírito.
Em At 1: 8, o Espírito Santo é aquele que nos capacita para sermos testemunhas de Cristo. Em João 16:8, o evangelista nos mostra que o papel do Espírito Santo é convencer o pecador da justiça divina e do juízo, conduzindo o não crente ao caminho da salvação.

Quais são as outras coisas que o Espírito Santo faz?[2]

Ele fala de Jesus – (João 16:13-15) / Ele convence o pecador – (João 16:7-8) / Ele transforma o (Romanos 8:2) / Ele guia – (Gálatas 5:16) / Ele capacita (Gálatas 5:22-24).
CONCLUSÃO
A tabela abaixo apresenta alguns símbolos bíblicos relacionados aos Espírito Divino

O Espírito Santo exerce um papel fundamental na vida do crente: ele é a própria presença de Deus em nossas vidas, a qual nos faz lembrar das palavras de Jesus e perseverar rumo ao alvo de nossa vocação que está no filho de Deus.
Para fechar, convido você a cantar esta música de Fernanda Brum.

LEITURA BÍBLICA ATÉ O PRÓXIMO ENCONTRO:



[1] Disponível em < https://www.respostas.com.br/o-que-e-batismo-no-espirito-santo/>. Acessado em 16.dez.2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário