domingo, 2 de dezembro de 2018

DISCIPULADO - NOVOS CONVERTIDOS 3/10


AULA 3
QUEM É DEUS PARA VOCÊ?
Pr. Edivaldo Rocha

INTRODUÇÃO:
O pastor Josué Gonçalves conta em seu livro a seguinte história:
Pastel, guaraná e Deus[1]
Havia um menino pequeno que queria se encontrar com Deus. Ele sabia que tinha um longo caminho pela frente, portanto encheu a mochila com pastéis e guaraná, e começou sua caminhada. Depois de andar umas três quadras, encontrou um velhinho sentado em um banco de praça, olhando os pássaros.
O menino sentou-se junto a ele, abriu a mochila, e ia tomar um gole de guaraná, quando olhou para o velhinho e percebeu que ele estava com fome, então ofereceu-lhe um pastel.
O velhinho muito agradecido aceitou e sorriu ao menino. Seu sorriso era tão incrível que o menino quis ver de novo. Ofereceu seu guaraná. Mais uma vez o velhinho sorriu ao menino.
O menino estava tão feliz! Ficaram sentados ali sorrindo, comendo pastel e bebendo guaraná pelo reto da tarde, sem falarem um com o outro.
Quando começou a escurecer, o menino estava cansado, e resolveu voltar para casa. Mas antes de sair ele voltou e deu um grande abraço no velhinho. O velhinho deu-lhe o maior sorriso que o menino já havia recebido.
Quando o menino entrou em casa, sua mãe surpresa perguntou-lhe, ao ver a felicidade estampada em sua face: “o que você fez hoje que lhe deixou tão feliz?” e ele respondeu: “passei a tarde com Deus.” E acrescentou: “você sabe, ele tem o mais lindo sorriso que eu jamais vi.” Enquanto isso, o velhinho chegou em casa com um sorriso radiante na face, e seu filho perguntou; “por onde você esteve e por que está tão feliz?” e ele respondeu: “comi pastéis e tomei guaraná no parque com Deus.” Antes que seu filho pudesse dizer algo, falou: “você sabe que ele é bem mais jovem do que eu pensava?”
Essa ilustração nos faz pensar como Deus se faz presente em nossas vidas em detalhes que muitas vezes deixamos passar. Nessa lição, estudaremos quem é Deus e como  ele se revela à sua criação.

1 – DEUS CRIOU TUDO MESMO?
Sim! A Bíblia nos apresenta, no livro do Gênesis (cap. 1 e 2), que Deus é o criador de todas as coisas.
Há muitos que pensam que o universo e tudo que existe é obra do acaso, mas nós que cremos em Deus acreditamos que o mundo e tudo que existe é obra da vontade do Senhor. Veja o que diz o escritor do livro do Apocalipse:
"Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas". Apocalipse 4:11
Que a cada dia possamos glorificar a esse Deus criador.
Para saber mais, acesse: QUEM É DEUS?
2 – COMO DEUS SE REVELA AO SER HUMANO?
Outra coisa importante para nossas vidas é saber como Deus se revela ao ser humano.
O Senhor se revela ao homem por meio da criação (Romanos 1:19,20), por meio da Bíblia (2 Timóteo 3:16,17), por intermédio de Jesus (Mateus 17:5), pelo Espírito Santo (1 Coríntios 2:9-12), por meio da oração (Jeremias 33:3).
Lendo as escrituras, você descobrirá que o Senhor usa muitas outras formas para se fazer conhecido. Mesmo que Deus se revele de diversas maneiras, o objetivo de sua revelação é sempre o mesmo: ser glorificado na medida em que revela ao homem os seus propósitos de redenção da humanidade.
3 – QUAIS SÃO OS NOMES DE DEUS NA BÍBLIA?
Errata da imagem acima: Jeová Sabaoth = Senhor dos Exércitos / Jeová Shalom está em Jz 6:24
(CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE O SITE DE ORIGEM)
A Bíblia apresenta outros nomes, além dos mencionados acima, se você deseja conhecer mais alguns deles, acesse: NOMES DE DEUS NA BÍBLIA.
Escute também esta melodia: DEUS FORTE – KLEBER LUCAS
CONCLUSÃO
Hoje você aprendeu um pouco mais sobre quem é Deus, como ele se revela e alguns nomes que ele nos deu a conhecer. Ao longo desses estudos você descobrirá que mais coisas sobre a natureza divina e constatará que Deus nos ama demais.
"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16
LEITURA BÍBLICA ATÉ O PRÓXIMO ENCONTRO:



[1] GONÇALVES, Josué. Jogando Luz no Sermão. São Paulo: Mensagem Para Todos, 2006. vol 2. p. 102-103

Nenhum comentário:

Postar um comentário