domingo, 9 de dezembro de 2018

DISCIPULADO - NOVOS CONVERTIDOS 4/10

AULA 4
JESUS, O FILHO DE DEUS
Pr. Edivaldo Rocha

INTRODUÇÃO:
Na aula passada, aprendemos um pouco sobre Deus e seus nomes. Hoje, estudaremos sobre a segunda pessoa da TRINDADE: Jesus.
O apóstolo Paulo, na Carta aos Filipenses, fala sobre a pessoa de Jesus:
“Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra,e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.Filipenses 2:5-11
A essência da pessoa de Jesus é encontrada nesse texto acima, pois apresenta que mesmo sendo o próprio Deus, ele se revelou como homem e deixando toda sua glória, habitando entre nós e por isso lhe chamamos EMANUEL que significa Deus conosco (Mateus 1:23).
Para saber mais sobre os passos de Jesus, recomendamos que depois de ler o evangelho de João, leia também os outros evangelho, Mateus, Marcos e Lucas.
Passemos agora a lição de hoje para conhecer um pouco mais sobre Jesus.
1 – POR QUE JESUS NASCEU?

O evangelho de Lucas, capítulo 2, apresenta um resumo da vida infantil de Jesus, desde seu nascimento até o dia em que é apresentado no templo em Jerusalém.
A primeira parte da narrativa dá conta de seu nascimento que é acompanhado pela presença de seres celestiais que dizem para alguns pastores que cuidavam de seus rebanhos nas imediações algo especial estava acontecendo: Mas o anjo lhes disse: "Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o SALVADOR que é Cristo, o Senhor. Lucas 2:10,11.
Você já notou que a cada comemoração das festividades do Natal, respondemos a pergunta POR QUE JESUS NASCEU?
Responder essa pergunta é importante para nós, pois reafirma em nossos corações a importância do nascimento do nosso salvador. Isso mesmo! Jesus foi profetizado, nasceu, cresceu, pregou as boas novas, foi crucificado e ressuscitou para que hoje pudéssemos dizer que ele é o nosso salvador.
Todo esse processo teve início no coração de Deus para proporcionar a redenção da sua criação. Sobre esse aspecto, veremos mais detalhes no próximo ponto.
2 – JESUS É NOSSO SALVADOR
A Bíblia atesta o seguinte: pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus”. Romanos 3:23,24.
O pecado nos afasta de Deus de tal forma que não temos como nos reaproximar sozinhos. Somente Jesus pode nos reaproximar de Deus por meio de seu sacrifício na cruz.
Se por um lado o nascimento de Cristo trouxe-nos a esperança de uma vida eterna com Deus, por outro lado, sua morte e ressurreição nos oferece a garantia de alcançar tal propósito.
Antes de passarmos para o próximo ponto, medite na letra destas duas músicas.



3 – JESUS É NOSSO ADVOGADO JUNTO AO PAI
“Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. 1 João 2:1
O perdão de Jesus ainda pode ser renovado em nossas vidas todas as vezes em que lhes confessamos nossos pecados. Aprendi, há muito tempo, que Deus não espera que sejamos perfeitos, mas espera que sejamos honestos, confessando nossas culpas. Dessa forma podemos contar com um advogado que é o Justo de Deus.
CONCLUSÃO
Há ainda muitas coisas que precisamos conhecer sobre Jesus. O que apresentamos aqui é um breve roteiro do motivo do seu nascimento e do propósito de sua crucificação.
As celebrações que fazemos em nome de Cristo Jesus ganham mais significado quando as comemoramos com plena consciência do que elas representam. Se o Natal marca o momento na história em que Deus encarnou, tornando-se homem e vivendo entre nós, a morte e ressurreição marcam o advento salvífico do Criador em nosso favor. Sendo assim, vivamos esse evangelho de Jesus, pois ele é salvação para todo aquele que crê (Romanos 1:16).
LEITURA BÍBLICA ATÉ O PRÓXIMO ENCONTRO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário