sábado, 26 de março de 2011

Intercâmbio com a Igreja Batista Feitosa


JOVENS CHAMADOS PARA SEREM BÊNÇÃOS
Intercâmbio com a Igreja Batista Feitosa
*Pr. Edivaldo Rocha

O tema que recebemos para esta noite é “JOVENS CHAMADOS PARA SEREM BÊNÇÃOS”.  É um tema que nos abre a reflexão acerca da ação do Senhor nosso Deus sobre nossas vidas, pois Deus é que efetua em nós ou realiza em nossas vidas o seu querer. E o seu querer é bênção do Senhor. Mas vocês já conseguiram perceber um detalhe desse tema? Jovens chamados para serem bênçãos. Vocês conseguiram perceber que a temática que muitas denominações, que se propõem massificar o evangelho, têm outro slogan para seus crentes? Se essas denominações elaborassem esse tema para hoje, ele ficaria da seguinte maneira: JOVENS CHAMADOS PARA SEREM ABENÇOADOS.
             A propaganda que muitas igrejas usam, visa unicamente àquele que frequenta os cultos. Algumas igrejas ainda dizem, “quer ser abençoado? A sua bênção está aqui”.
Não há nada de errado em querer ser abençoado, ou buscar a sua bênção em algum lugar. O problema é agir como se Deus fizesse dessas igrejas um centro de distribuição exclusivo da sua bondade. Como se em outro lugar as pessoas não encontrassem a graça divina.
            Isso tudo nos faz pensar sobre o tema que escolhemos para trabalhar nesta noite. Embora as expressões “ser bênção” e “ser abençoado” tenham uma relação muito estreita, há uma grande diferença do ponto de vista de atuação do Senhor em cada uma delas.
            Ser abençoado é algo direcionado para aquele que recebe a bênção de modo especial. Por mais que outras pessoas possam ser agraciadas com o novo estado (de abençoado) daquele que recebeu o presente de Deus, a ação principal é local, é específica.
            Nesse sentido, o grande pregador, Charles Spurgeon, disse
Deus nos abençoa muitas vezes, cada vez que nos abençoa”.
É como se Deus nos abençoasse derramando sobre nós bênçãos como quem derrama água com um balde sobre as pessoas. Por exemplo, se eu pegasse um balde cheio d’água para derramar sobre a cabeça de alguém aqui sentado nesses bancos, eu iria molhar semente ele? Não! As pessoas que estão a sua volta também seriam molhadas. E à medida que a distância aumentasse, menos seria a ação da água derramada sobre essas pessoas.
            Essa é mais ou menos a ideia da expressão “ser abençoado”. Por mais que outras pessoas sejam atingidas com a ação divina, há um alvo específico.
            Por outro lado, a expressão “ser chamado para ser bênção” ganha uma conotação totalmente diferente, pois o jovem que é chamado para ser bênção, ele deixa de ser o alvo para ser o agente. Ele sai da passividade para atuar na vida dos outros. Ele não vai mais esperar par que derramem sobre ele a Água Viva do Senhor, mas ele derramará sobre os outros dessa água.
            Este é o exemplo que encontramos no livro do profeta Isaías 61:1-6,
“O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; 2a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram 3e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória. 4Edificarão os lugares antigamente assolados, restaurarão os de antes destruídos e renovarão as cidades arruinadas, destruídas de geração em geração. 5Estranhos se apresentarão e apascentarão os vossos rebanhos; estrangeiros serão os vossos lavradores e os vossos vinhateiros. 6Mas vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis as riquezas das nações e na sua glória vos gloriareis.”

O profeta Isaías foi chamado para ser bênção. Deus o chamou para que ele pudesse transformar a vida das pessoas; Deus o chamou para restaurar corações; para alegrar vidas afundas na tristeza; para transformar o choro em riso e o pranto e júbilo; Deus o chamou para edificar lugares, que outrora estavam em ruínas; Deus o chamou para salvar vidas.
Jovens, Deus chamou vocês para serem bênçãos; Deus chamou vocês para transformar a realidade dos lugares onde vocês estão. Quantas pessoas que dia-a-dia encontram conosco e não precisam de uma ação urgente de Deus; quantas famílias não estão em ruínas esperando um milagre de Deus; quantos de nossos colegas, de nossos parentes, ou até mesmo pessoas que só conhecemos de vista não estão precisando de uma palavra de conforto para superar as dificuldades que lhes atingiram.
Deus vos chamou para serem bênçãos na vida dessas pessoas. E talvez nesse momento possamos fazer uma pergunta: pastor, como faremos isso? Como se tornar bênçãos para os outros? Fazendo como Isaías fez: ele apenas disse, “eis-me aqui” (Is 6:8).
Jovem, você foi chamado para ser bênção nas vidas das pessoas que estão a sua volta, então permita que a unção de Deus, preencha o ser, a fim de que a transformação ocorra na vida das pessoas que Deus colocou a sua volta. Permita que Deus faça de você um canal de bênçãos. Basta você se dispor.

*      Música: Eu quero ser uma bênção

Eu Quero Ser Uma Benção

Frutos do Espírito

Não quero viver para mim mesmo
Eu quero servir e o amar irmão
Compartilhar e dividir
Tudo o que tenho com você
O meu amor, meu coração
Meu lar e até o pão
O amor é maior e em Jesus
Eu e você somos um
Eu quero ser uma benção pra você
O aceitando assim como é
Pois a vontade de Deus
Revelada em Jesus
É que sejamos um
Eu quero ser uma benção pra você
Em compromisso e dedicação
O amor é dom de Deus
Pra sempre vou dizer
Em Jesus eu amo você
O amor é dom de Deus
Pra sempre vou dizer
Em Jesus eu amo você

Um comentário:

  1. Pastor Edivaldo, mesmo sendo tão jovem é um homem de Deus, agraciado por Deus com sabedoria, discernimento, amor pelas ovelhas e pela palavra de Deus. É benção de Deus!!!

    Elaine Rocha

    ResponderExcluir