quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A ESPERANÇA NÃO MORRE

A ESPERANÇA NÃO MORRE
*Pr. Edivaldo Rocha

“O mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos; aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, CRISTO EM VÓS, A ESPERANÇA DA GLÓRIA” (Cl 1:26-27)

    É comum ouvirmos que a Esperança é a última que morre. Na verdade a Esperança não morre, pois Jesus é a Esperança. Mesmo assim não é difícil perceber que muitas pessoas vivem desesperançadas, como se não houvesse solução para os problemas da vida. Parece contraditório dizer que a Esperança não morre e ao mesmo tempo muitas pessoas vivem sem Esperança. Na verdade só parece contraditório, porque é bem lógico isso que estou colocando: se como filhos de Deus, acreditamos que Jesus é a única Esperança, logo quanto mais distante as pessoas estiverem de Jesus, mais distantes também estarão da Esperança.
Ansiedade, angústia, desespero, medo são sentimentos que ninguém gosta de sentir. Esses sentimentos machucam a alma, eles roubam o brilho dos nossos olhos e muitas vezes nos tiram a alegria de viver. Houve um momento na história do povo de Israel em que o desespero havia tomado conta da nação. Fome, miséria, morte assolavam o povo. O profeta com os olhos em lágrimas reuniu um pouco de forças que ainda lhe restava e clamou dizendo:
“Levanta-te, clama de noite no princípio das vigílias; derrama como água, o coração perante o Senhor; levanta a ele as mãos, pela vida dos teus filhinhos, que desfalecem de fome à entrada de todas as ruas. Vê, ó Senhor, e considera a quem fizeste assim! Hão de as mulheres comer o fruto de si mesmas, as crianças do seu carinho? Ou se matará no santuário do Senhor o sacerdote e o profeta?” (Lm 2:19-20).
Poucas cenas na Bíblia são tão lamentáveis como essa. Profetas e sacerdotes sendo assassinados dentro do santuário e pessoas sendo obrigadas à prática do canibalismo. A nação estava desenganada, Israel estava no fundo do poço, mas corajosamente o profeta Jeremias disse em seu coração “quero trazer à memória o que me pode dar esperança” (Lm 3:21).
Mesmo passando pelo que passou, Jeremias optou por ter Esperança em Deus. Ele sabia que embora as circunstâncias dissessem o contrário, Deus traria um renovo para seu povo. Jeremias ainda não conhecia a Jesus, isso ainda lhe era um mistério. Mas ele acreditava que se mantivesse a chama da Esperança viva em seu coração, o quadro mudaria.
O que estava oculto no passado, o que era um mistério para Jeremias foi revelado na pessoa de Jesus. E o apóstolo Paulo destacou que:
“O mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos; aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, CRISTO EM VÓS, A ESPERANÇA DA GLÓRIA” (Cl 1:26-27)
Caros amigos e irmãos, essa passagem nos revela que quando Cristo se faz presente em nossas vidas, a Esperança está sempre viva em nossos corações.
Quando nos aproximamos de Cristo, conseguimos cortar a montanha do desespero; soterramos os vales da angústia; quando estamos em Cristo, nós arrebentamos as prisões da solidão e o medo e desarmamos todo desengano apontado para nós.
Quando Cristo se faz presente em nossas vidas, Deus envia anjos para montar guarda à nossa volta (Sl 91:11); ele nos livra do laço do enganador (Sl 91:3); ele nos protege da flecha que voa de dia e do medo que espreita à noite (Sl 91:5).
Quando estamos com Cristo, mantemos inabalável a nossa fé e com essa fé vencemos o gigante, chamado Desanimo.
Em Cristo nós resistimos, nós permanecemos em pé e continuamos a nossa caminhada na certeza que a Esperança é Jesus.
  


 Música: A Esperança é Jesus Alessandra Samadelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário