domingo, 29 de janeiro de 2012

ANIVERSÁRIO DE 15 ANOS DA UBACI


UMA NOVA HISTÓRIA
UM NOVO TEMPO
(Aniversário de 15 Anos da UBACI)

*Pr. Edivaldo Rocha

 “Bendirei o Senhor Todo tempo! Os meus lábios sempre o louvarão” (Sl 34:1 NVI)

No dia em que a irmã Clécia e eu nos sentamos com os adolescentes para planejar esse dia, lembro-me de ter perguntado o que esse dia estaria representando na vida dessa união de adolescentes. Cada um se expressou e eles concluíram que se tratava de uma comemoração pelas vitórias alcançadas. Mas não isso, eles argumentaram também que não foi fácil chegar até aqui. Perguntei também o que eles queriam que ficasse dessa comemoração para que ela não fosse apenas um momento de festividade, mas também um momento de reflexão e eles expressaram que queriam uma UBACI diferente, mais ativa, que a partir dessa data algumas coisas pudessem ser bem diferentes. E dentre os muitos temas elencados havia um que se encaixava mais com o que a UBACI queria lembrar e viver. Então escolheram o tema “UMA NOVA HISTÓRIA, UM NOVO TEMPO”.
Quando pensei nesse tema conclui que há dois momentos a serem considerados, pois se a UBACI deseja uma história nova e um tempo novo, há também que considerar uma história passada e um tempo passado.
Em uma igreja, vivemos de histórias passadas e de histórias que estão se desenrolando no presente e isso gera um conflito de gerações, pois quem viveu a adolescência há 30, 40, 50 e 60 anos vai ter como referência de adolescer uma época diferente desta, e não poderia ser diferente. Cada um vive as mais diversas fases da vida a seu modo e por mais que precisemos nos orientar no presente por alguma referência, nós vivemos um outro tempo, com novas tendências em relação às gerações passadas nós estamos fazendo uma nova história.
Entender que estamos vivendo um novo tempo é entender também que algumas coisas também são diferentes. Há algumas décadas, as pessoas usavam o cabelo Black-Power ou com Brilhantina, hoje os cortes de cabelo parecem serem “feitos no facão”; as calças eram boca-de-sino, hoje, são Slim e Skinny; antes as pessoas iam a festivais, clubes, praças, hoje, os adolescentes não saem da Internet.
O fato é: quer gostemos ou não, nós vivemos um novo tempo e com isso construímos também uma nova história. Mas há uma coisa a considerar nesse novo tempo e na construção dessa nova história: que marca nós deixaremos? Esse novo tempo será marcado com quais atitudes? A nova história será marcada com quais valores?
Eu não me refiro à moda que muda a todo tempo. Daqui a pouco nós voltaremos a usar brilhantina ou um outro produto similar, pois o BlackPower já voltou à moda. Na verdade eu me refiro àquelas atitudes que não condizem com o comportamento cristão. Será que nesse novo tempo elas estarão presentes em nossas vidas? E quanto aos valores? Será que essa nova história que estamos construindo será marcada com os valores de um verdadeiro cristão?
Semana passada nós participamos de um congresso que tinha por tema “Geração de Samuel”. Samuel foi um homem que viveu há três mil anos (na mesma época do salmista Davi), mas será que os valores que ele defendia estão ultrapassados? Será que a postura de um homem de Deus daquela época não serve como modelo para os dias de hoje?
Meus queridos leitores, a Bíblia não fala de modismos, e sim de valores eternos confeccionados no coração do próprio Deus. Então não importa em que tempo nós vivemos; as virtudes divinas devem marcar a nossa história.
Hoje nós vivemos uma nova realidade cheia de inovações tecnológicas; somos bombardeados por novas informações a todo instante; vivemos em um mundo em que as pessoas dizem “que tudo é relativo”. O que elas não sabem, ou fingem não saber é que os valores de Deus não são relativos, pelo contrário, são absolutos.
Nesse novo tempo precisamos marcar a nossa nova história com a marca de Deus que se revela na honestidade, na pureza, na oração, na leitura das Escrituras, em uma vida de santidade e devoção, no compromisso com a obra do Senhor; nossa nova história precisa ser marcada pelo amor, pelo perdão, pela tolerância, pela fé, pela bondade, pela paciência, pelo domínio próprio, pela mansidão.
Porque no final das contas, nós estamos aqui construindo uma nova história para bendizer o nome do Senhor. Quando nós entendemos essas coisas, entenderemos também a divisa que escolhemos para este dia. Pois o Salmista Davi decretou que bendiria o Senhor o tempo todo: seja esse tempo passado, presente ou um novo tempo.
Que a nossa nova história e nosso novo tempo sejam marcados pelo louvor ao nosso Deus.  Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário